Histórias para vestir - O que uma peça de roupa significa para você?

 

 Alô, visitantes do Casa Conto!

Quem diria que uma peça de roupa poderia dizer tanto sobre alguém?

Encontrei essa série documental enquanto passeava pela NETFLIX e achei uma excelente premissa.


O LIVRO QUE VIROU SÉRIE

Segundo o site da Netflix a série é baseada no best-seller de Emily Spivack chamado Worn Stories (2014 - Acredito que ainda não temos tradução para o Brasil). Emily é artista e escritora e seu trabalho é baseado nas relações das pessoas com os objetos do cotidiano. 

Worn in New York (2017) é a continuação do primeiro livro e traça uma história cultural e contemporânea sobre a cidade do título através das roupas.


imagem da autora e livro (fonte:internet)

A SÉRIE

A adaptação para a série ficou a cargo de Jengi Kohan. Jengi é escritora, roteirista, produtora e diretora com nove indicações ao Emmy. Ela é conhecida por ser criadora de séries de comédias como Orange The New Black. 

Eu achei a coisa toda super interessante. E nos faz parar para pensar como estabelecemos uma relação de intimidade e identidade com objetos. 
A série documentário traz inúmeras roupas (e pessoas) cuja história causa algum tipo de impacto na vida de quem a veste/ ou não a veste.

Logo no primeiro episódio somos apresentados a um casal de nudistas. Ambos abandonaram não apenas o que vestiam, mas também o estilo de vida que levavam antes. A decisão de abandonar as roupas passa por um sentimento mais profundo. Uma liberdade recém conquistada. (Embora eles não abram mão dos calçados.)

Enquanto alguns encontram sua identidade no livramento dos panos outros só conseguem se enxergar únicos através deles. Um dos casos que mais me chamou a atenção foi o episódio destinado a falar sobre presidiários. Um deles se lembrava exatamente como se vestia antes de ser preso (inclusive das marcas) e se lamentava porque, ali, ele não podia ser quem era. Precisava vestir uniformes e se confundir com a dezena de companheiros na prisão. Algo como uma perda de identidade através da uniformização.

O IMPACTO DA ROUPA NA VIDA HUMANA

Para além das roupas estamos falando de humanos. Estar ou não com roupas repousa no princípio básico de aceitação social. Mesmo o casal de nudistas, ainda que sem as roupas, encontraram um grupo cujo vínculo se estabelecia pela falta delas.

De toda a forma, as roupas e acessórios nos ajudam a identificar posições sociais e épocas. Através das roupas conseguimos dizer se um indivíduo faz parte do clero ou dos camponeses. Se um indivíduo foi um alto faraó ou um escriba. 

Esses dias, estava assistindo a novela Amor de Mãe e lembro de ter comentado que, daqui a alguns anos, será possível identificar a época através das máscaras que os personagens estavam usando. (entre outras coisas)

A verdade é que, quem determina o valor do que estamos vestindo é o grupo social em que estamos inseridos ou, ainda, o Outro. Seja para quebrar padrões em busca de uma identidade pessoal através das roupas, seja para encontrar um grupo ou estilo de vida, estamos sempre buscando reafirmar nossa existência.

Afinal, a serie vale a pena?

Acredito que sim. Seja pela abordagem divertida ou pela reflexão, é uma série que eu recomendo. 
Faz você começar a pensar em quais conexões você tem com suas próprias roupas e até que ponto elas dão a você sentido de pertencimento social.

E foi uma vez!

Comentários

Postagens mais visitadas