Chapeuzinho e Lobisomem juntos em uma mesma narrativa.



A GAROTA DA CAPA VERMELHA

Título original Red Riding Hood






Estes dias fui rever A garota da Capa Vermelha. Tinha assistido há muito tempo e não me lembrava mais de como era o filme. Alguns elementos me irritaram bastante, bem como a falta de sensibilidade do tipo: ah, a sua filha mais velha morre e tudo okay. Segue a vida. A mais formosa está viva e é o que importa.

Numa busca despretensiosa pela internet descobri que há uma série de críticas negativas em relação à obra. (principalmente por conta da sua diretora, a mesma que dirigiu o primeiro filme de Crepúsculo).  Seja como for, não tenho interesse na análise do filme em si, mas sim dos elementos utilizados para recontar a história de Chapeuzinho Vermelho. 

O filme está disponível na NETFLIX e, por isso, tive a oportunidade de assistir novamente com olhos mais adultos.

Em resumo, temos a história de uma Vila que é assombrada por um lobo e que precisa - de tempos em tempos - realizar o sacrifício de um animal para conter a besta. Então, chega o dia que o lobo quebra o pacto e assassina alguém: a irmã mais velha da protagonista da história.

Valerie é a camponesa apaixonada por Peter e prometida à outro pela família: o ferreiro Henry. E por aí temos um triângulo amoroso que emula as figuras do "lobo" e do "lenhador".

Originalmente, os contos de fadas funcionavam mais como um alerta: que as mocinhas (cuja idade se evidencia na cor da capa - vermelha.) tomassem cuidado ao caminharem sozinhas nas florestas para que não caíssem nas mãos de malfeitores (lobos). 

Estamos acostumados com a versão dos Grimm de que Chapeuzinho é inocente e ingênua. Porém, a versão francesa já traz uma jovem formosa e mais adulta. O que combina bastante com a proposta do filme. Já vemos logo de cara que Valerie não é tão ingênua assim. (No início do filme temos a jovem com um coelho branco nas mãos, pronta para matá-lo) 

E ela participa ativamente do romance proibido que tem com Peter. Aliás, Peter tem um ar meio bad boy, realçando este aspecto de que ele tem "algo" de lobo. 

Seria interessante se essa visão menos literal continuasse presente na obra, mas o filme realmente incorpora a história do lobisomem na lenda. 

Descobre-se que alguém na vila tem a capacidade de se transformar em lobo e é preciso pará-lo.

Como não desejo dar "spoiler" por aqui, só digo que achei a escolha da personagem para ser o lobo até bastante adequada. Servindo bem para a linha narrativa no que diz respeito ao conto de fada.

Explico: Não só porque enfatiza que realmente há algo de subversivo em Valerie como também confirma a ideia de que Peter foi concebido para seguir a linha do lobo que foi seduzido.

Ou seja, dispensamos o lenhador. Chapeuzinho não precisa ser salva.



Comentários

Postagens mais visitadas