La Befana - O papai noel de saias e vassouras da Itália.

Imagem de um site de viagem.
Concebendo este post em homenagem ao Mês de Dezembro.


Bem, esta para mim foi uma novidade inusitada. Se você pensava – como eu – que dia das bruxas era só no dia 31 de outubro, pode esquecer.

Fazendo algumas pesquisas habituais, acabei parando em um site bem bacana sobre o Natal. O interessante deste site é que ele traz informações sobre o Natal no mundo todo com curiosidades sobre a festividade. (Site Natal no Mundo.)

E eis que me deparo com a figura de La Befana, o Papai Noel de saias e vassoura da Itália. Pois é.

Ultimamente, tenho procurado expandir minha cultura geral graças a uma amiga norte-americana. É interessante como cada país tem sua particularidade, um traço único que o distingue dos demais.

Por exemplo, no Japão não se comemora o Natal. No mínimo, se acendem os típicos pisca-piscas. E isso, porque os soldados norte-americanos, em decorrência da segunda guerra, trouxeram este hábito.

Mas, voltando aos nossos amigos italianos:

Segundo o Blog “Dentro da Bota”, trata-se de uma personagem que visita as casas nos dias 5 e 6 de janeiro deixando doces (para crianças bem comportadas) ou carvões (para as malcriadas.) nas meias.

A lenda sobre esta mulher está ligada aos três reis magos que durante a peregrinação para encontrar o Messias, decidem descansar em sua casa. Em troca da hospitalidade da boa velhinha, eles a convidam para seguir com eles, mas ela se nega. Depois de algum tempo, ela se arrepende e na esperança de encontrar o menino Jesus sai distribuindo doces em todas as casas em que houvesse uma criança.

Hábito bem diferente, não é mesmo?

Quem diria...Papai Noel também tem o seu lado feminino...risos...!

E foi uma vez...

Comentários

Postagens mais visitadas