Existe vida inteligente nos comerciais de cerveja!

Sim. Pesquisas mostram que existe vida inteligente por trás dos comerciais de cerveja.
Bem, brincadeiras à parte, é normal que, a fim de cativar o target (em sua maioria, não há como negar, de homens.) as campanhas de cerveja utilizem seus principais artifícios: mulheres. Mulheres. E...Já falei mulheres???

Bom, não quero ser ativista do movimento feminino. Mas, a verdade é que a mulher não passa de um mero objeto de desejo associado ao consumo da "cerva" e, mais! A traição é algo bastante comum e aprovadíssimo. (Não lembro o anunciante, mas foi veiculado um comercial em que a namorada ligava para o rapaz e ele, a fim de enganá-la para ir ao bar, inventa mil desculpas, e termina com uma "gostosona" do lado ao som das risadas dos amigos. Tentei encontrar o dito comercial no youtube, mas não obtive sucesso ainda.) Outro comercial que, tudo bem, é engraçado, não posso negar que quem fez até que teve bastante criatividade! Eu mesma ri bastante.




Entretanto, é inegável que a figura feminina é bastante degradada. Trata-se do Mestre Cervejeiro da Nova Schin. O comercial chama-se "colarinho". A jovem está à procura do mestre cervejeiro porque encontrou uma mancha de batom no colarinho da camisa do marido. E, ele, enfim, consegue convencê-la que está tudo bem. (só assistindo para ver como a mulher se comporta.)


Mas, temas morais à parte, gosto daqueles que conseguem fugir da fórmula - mulheres, mulheres e mulheres - construindo histórias bem humoradas. É o caso do comercial da Heineken que tive o prazer de ver no ar. Antes, só o havia visto na internet.

O melhor foi ver a reação dos homens que estavam no momento assistindo à TV ao meu lado. Deram boas e gostosas risadas.

Um VT curto, que começa com uma mulher mostrando a casa para as amigas, até levá-las à um imenso closet. As mulheres começariam a gritar de prazer se não fosse por berros masculinos maiores vindos de outro compartimento. E então, vemos que são homens dentro de um imenso freezer abarrotado de cerveja. O melhor são os closes nos rostos dos homens...! Vale a pena assistir. Aliás, acho os vts da Heineken, em sua maioria, muito bem feitos. O comercial com a estrela de Friends, Jenifer Aniston, também é muito boa. A trilha sonora foi muito bem encaixada. (Jenifer está tentando pegar um engradado da cerveja mas, por ser baixa demais, não obtém êxito. Surge um rapaz. Ele a olha, surpreso. Ela sorri e lhe pede ajuda. Ele, ainda surpreso, pega o engradado. Ela agradece e estende as mãos esperando que ele lhe dê o último engradado de Heineken. E lá ela fica, pois o rapaz vai embora deixando-a de mãos abanando.)

Outro exemplo que gosto de citar são as historietas da Antartactica. A sequência dos ' sérgios' foi realmente boa (você deve se recordar da briga do três Sérgios - Sérgio Mallandro, Loroza e Chupala - e do Sílvio Luiz pela garrafinha! Ótimo.). Mas, me refiro aquele VT em que estão os dois Sérgios e o Sílvio assistindo ao jogo. A partida acaba e eles decidem ir embora. O Serjão (um comediante muitíssimo engraçado por sinal) avisa que ainda há muita cerveja na geladeira e eles decidem ficar, pois " ainda existe muita coisa na televisão". E lá estão, todos eles assistindo a programas de culinária e ginástica. O último take é hilário..."Alongoooouuuu"...E dá-lhe cerveja Antartica.

Curto, simples, engraçado, criativo e...Acima de tudo...Diferente!

Pelo que me parece os vts dos Sérgios são assinados pela W//Brasil.


Enfim. É um bom exemplo de como se destacar sem apelar para os meios convencionais ( que à guisa das discussões sobre a figura da mulher são, sim, formas de tornar o produto mais atrativo para o público a que se destina.)

E foi uma vez!
ps. As imagens foram conseguidas do site http://gurufilmes.wordpress.com/2009/08/07/heineken-melhor-comercial-da-historia/ passa lá que você consegue conferir o vídeo.

Comentários

  1. Nooooooooooooossa! primeiro: o que é "target"??? segundo: como vc escreve bem, caramba, me senti lendo um artigo de crônica de uma colunista famosa de um jornal importante.... mais duas como vc e o Brasil estaria a salvo.

    Eu confesso q ODEIO comercial de cerveja, sempre são mulheres de bikinis, com corpos malhadissimos e q cetamente NUNCA provam sequer uma dose de cereveja na vida real pois isso dá uma barriga terrível, daí ficam lá mostrando que é uma delicia e tem tudo haver com o verão, ah! fala sério!
    Mas qd vi o comercial da heineken eu tive um ataque de risos q me deu até dor de barriga, afinal, qd as mulheres estão no closet, até ai tudo bem, imaginei: oba, deve ser anuncio de alguma marca de sapatos, roupas, sei lá, mas qd começa os berros e elas vão ver o que é, eu morri de rir, tem um carinha q coloca a mão no rosto e fica gritando desesperado, não consigo tirar os olhos dele, é incrivel!!! Parace q aqueles homens estavam chegando no paraíso, afinal, cada um imagina o paraíso de um jeito né?! Mas esse sim é o melhor comercial q eu já vi! BRILHANTE!!! Parece até q foi vc quem bolou lá as idéias e fez!

    Amiga, amei seu blog, muito bom mesmo, já sou seguidora dele. E olha, vc arrasou!!!

    beijos da sua fã n.1!!!! Sabrina Tortellotte

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